Vai viajar e não sabe exatamente quais são os seus direitos? A Balaciano Advogados elencou aqui algumas dicas:
1. Guarde sempre a passagem do voo contratado
2. Tire fotos dos painéis do aeroporto
(onde constam horário, número do voo e atraso / cancelamento). Elas servem de comprovação sobre o que está acontecendo com você.
3. Guarde a passagem de todos os voos que for realocado
4. Exija uma declaração de cancelamento do voo
5. Guarde os comprovantes de alimentação no período em que estiver aguardando o voo em que foi designado
6. Caso fique sem sua bagagem, guarde todos os comprovantes de compras
Em caso de extravio de bagagem
Dirija-se ao balcão da companhia aérea imediatamente
Solicite o preenchimento de um RIB (Relatório de irregularidade de bagagem). Guarde-o sempre
Tenha sempre em mãos o comprovante de despacho da bagagem
Toda e qualquer informação passada por você a companhia aérea ou o contrário (da companhia para você) deve ser registrada formalmente
Exija que a companhia aérea lhe forneça itens de primeira necessidade.
E mais
Atenção: não compre em excesso
ou seja, não procure substituir todos os itens de sua bagagem extraviada, pois ela pode retornar intacta, portanto, nossa recomendação é que você compre apenas itens básicos de sobrevivência e quando for necessário;
Entrada e saída do Hotel
Em caso de encaminhamento a um hotel, pegue sempre o documento de entrada e saída do mesmo, constando seu nome e horários;
Em caso de pedido de refeição especial
sempre procure fazer constar na passagem este item (Caso isso não seja possível no ato da compra da passagem, procure confirmar suas solicitações por meios de comunicação oficiais da empresa, preferencialmente com abertura de protocolo), assim como, se a empresa aérea não disponibilizar, faça vídeos, tire fotos, demonstre que não se alimentou ou que a comida não foi servida de forma adequada.
Mau tempo e instabilidade
Em caso de mau tempo e impossibilidade de decolagem, perceba sempre se a informação é verídica. Verifique através do painel do aeroporto se outros voos estão decolando, tire fotos caso isto ocorra.
E mais,: mesmo que não exista possibilidade de decolagem, a empresa aérea deve cumprir com suas obrigações com o consumidor, fornecendo o necessário, conforme exemplificado nos itens acima.
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