Dicas de viagem

Vai viajar e não sabe exatamente quais são os seus direitos? A Balaciano Advogados elencou aqui algumas dicas:

1. Guarde sempre a passagem do voo contratado​

2. Tire fotos dos painéis do aeroporto

(onde constam horário, número do voo e atraso / cancelamento). Elas servem de comprovação sobre o que está acontecendo com você.

3. Guarde a passagem de todos os voos que for realocado

4. Exija uma declaração de cancelamento do voo

5. Guarde os comprovantes de alimentação no período em que estiver aguardando o voo em que foi designado​

6. Caso fique sem sua bagagem, guarde todos os comprovantes de compras​

Em caso de extravio de bagagem

  • Dirija-se ao balcão da companhia aérea imediatamente
  • Solicite o preenchimento de um RIB (Relatório de irregularidade de bagagem). Guarde-o sempre
  • Tenha sempre em mãos o comprovante de despacho da bagagem
  • Toda e qualquer informação passada por você a companhia aérea ou o contrário (da companhia para você) deve ser registrada formalmente
  • Exija que a companhia aérea lhe forneça itens de primeira necessidade.

E mais

Atenção: não compre em excesso​
ou seja, não procure substituir todos os itens de sua bagagem extraviada, pois ela pode retornar intacta, portanto, nossa recomendação é que você compre apenas itens básicos de sobrevivência e quando for necessário;
Entrada e saída do Hotel
Em caso de encaminhamento a um hotel, pegue sempre o documento de entrada e saída do mesmo, constando seu nome e horários;​
Em caso de pedido de refeição especial​
sempre procure fazer constar na passagem este item (Caso isso não seja possível no ato da compra da passagem, procure confirmar suas solicitações por meios de comunicação oficiais da empresa, preferencialmente com abertura de protocolo), assim como, se a empresa aérea não disponibilizar, faça vídeos, tire fotos, demonstre que não se alimentou ou que a comida não foi servida de forma adequada.​
Mau tempo e instabilidade​
Em caso de mau tempo e impossibilidade de decolagem, perceba sempre se a informação é verídica. Verifique através do painel do aeroporto se outros voos estão decolando, tire fotos caso isto ocorra. E mais,: mesmo que não exista possibilidade de decolagem, a empresa aérea deve cumprir com suas obrigações com o consumidor, fornecendo o necessário, conforme exemplificado nos itens acima. ​

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